.NET Framework 3.5: o que você precisa saber
Se você for um usuário do Windows, pode ter encontrado alguns aplicativos que requerem o .NET Framework 3.5 para serem executados corretamente. Mas o que é .NET Framework 3.5 e por que você precisa dele? Como você pode baixá-lo e instalá-lo em seu sistema? E se você encontrar algum problema durante o processo de instalação? Neste artigo, responderemos a todas essas perguntas e muito mais, para que você possa desfrutar de seus aplicativos favoritos sem complicações.
Introdução
.NET Framework é uma plataforma de software desenvolvida pela Microsoft que fornece um ambiente comum para a execução de vários aplicativos e serviços. Ele consiste em dois componentes principais: o Common Language Runtime (CLR) e a biblioteca de classes .NET Framework. O CLR é responsável pelo gerenciamento de memória, segurança e interoperabilidade entre diferentes linguagens e plataformas. A biblioteca de classes .NET Framework é uma coleção de código reutilizável que fornece funcionalidade para tarefas comuns, como acesso a dados, rede, criptografia, interface do usuário e muito mais.
.net framework 3.5 (includes .net 2.0 and 3.0) download
O que é .NET Framework 3.5?
O .NET Framework 3.5 é uma versão do .NET Framework lançada em novembro de 2007. Ele contém muitos novos recursos e melhorias que se baseiam no .NET Framework 2.0 e 3.0, como:
LINQ (Language Integrated Query), um conjunto de extensões que permitem recursos de consulta de dados em várias fontes de dados.
WCF (Windows Communication Foundation), uma estrutura para criar aplicativos orientados a serviços que se comunicam por vários protocolos.
WF (Windows Workflow Foundation), uma estrutura para criar aplicativos baseados em fluxo de trabalho que coordenam atividades humanas e de máquina.
WPF (Windows Presentation Foundation), uma estrutura para criar interfaces de usuário avançadas que utilizam gráficos, animação, mídia e documentos.
ASP.NET AJAX, um conjunto de tecnologias que permitem aplicativos da Web interativos com atualizações parciais de página e scripts do lado do cliente.
Entity Framework, uma estrutura de mapeamento objeto-relacional (ORM) que simplifica o acesso a dados abstraindo o esquema de banco de dados relacional.
ADO.NET Data Services, uma estrutura que expõe dados como serviços Web RESTful que podem ser consumidos por vários clientes.
O .NET Framework 3.5 também inclui o .NET Framework 2.0 service pack 1 e o .NET Framework 3.0 service pack 1, que fornecem correções de bugs e atualizações de segurança para essas versões.
Por que você precisa do .NET Framework 3.5?
Você pode precisar do .NET Framework 3.5 para executar um aplicativo desenvolvido usando esta versão ou destinado especificamente a esta versão. Alguns aplicativos também podem exigir o .NET Framework 3.5 por motivos de compatibilidade ou para aproveitar alguns de seus recursos ou bibliotecas. Por exemplo, alguns jogos podem usar WPF para sua interface de usuário ou LINQ para seu processamento de dados.
Se você tentar executar um aplicativo que requer .NET Framework 3.5, poderá ver uma mensagem de erro como esta:
Alternativamente, você pode ver uma caixa de diálogo como esta:
Em ambos os casos, você precisará baixar e instalar o .NET Framework 3.5 para executar o aplicativo com êxito.
Como verificar se você tem o .NET Framework 3.5 instalado?
Antes de baixar e instalar o .NET Framework 3.5, você pode querer verificar se já o tem instalado em seu sistema. Existem várias maneiras de fazer isso, como:
Usando o Editor do Registro: Você pode abrir o Editor do Registro digitando regedit na caixa de diálogo Executar (tecla Windows + R) ou na caixa de pesquisa na barra de tarefas. Em seguida, navegue até a seguinte chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\NET Framework Setup\NDP\v3.5. Se você vir essa chave, significa que você tem o .NET Framework 3.5 instalado. Você também pode verificar o valor do Versão para ver o número exato da versão.
Usando o prompt de comando: você pode abrir o prompt de comando digitando cmd na caixa de diálogo Executar (tecla Windows + R) ou na caixa de pesquisa na barra de tarefas. Em seguida, digite o seguinte comando: diretório %WINDIR%\Microsoft.NET\Framework\v3.5. Se você vir uma lista de arquivos e pastas, isso significa que você tem o .NET Framework 3.5 instalado.
Usando o PowerShell: você pode abrir o PowerShell digitando powershell na caixa de diálogo Executar (tecla Windows + R) ou na caixa de pesquisa na barra de tarefas. Em seguida, digite o seguinte comando: Get-ChildItem 'HKLM:\SOFTWARE\Microsoft\NET Framework Setup\NDP\v3.5'. Se você vir alguma saída, significa que você tem o .NET Framework 3.5 instalado.
Usando uma ferramenta de terceiros: Você também pode usar uma ferramenta de terceiros, como , que pode mostrar todas as versões do .NET Framework instaladas em seu sistema.
Como baixar e instalar o .NET Framework 3.5
Se você não tiver o .NET Framework 3.5 instalado em seu sistema ou se precisar reinstalá-lo por algum motivo, há várias maneiras de fazer isso. Aqui estão alguns dos métodos mais comuns:
Baixe o instalador off-line
O instalador offline é um pacote autônomo que contém todos os arquivos e componentes necessários para instalar o .NET Framework 3.5 em seu sistema. Você pode baixá-lo de . O tamanho do arquivo é de cerca de 231 MB.
Prós e contras de usar o instalador offline
O instalador offline tem algumas vantagens e desvantagens, como:
Você pode usá-lo para instalar o .NET Framework 3.5 em vários computadores sem baixá-lo novamente.
Você pode usá-lo para instalar o .NET Framework 3.5 sem uma conexão com a Internet.
Você pode usá-lo para instalar o .NET Framework 3.5 em versões mais antigas do Windows que não oferecem suporte à instalação sob demanda ou ao método do Painel de controle.
Pode ser necessário reiniciar o computador após instalar o .NET Framework 3.5 usando o instalador offline.
Talvez seja necessário habilitar manualmente alguns recursos ou componentes do .NET Framework 3.5 após instalá-lo usando o instalador offline.
Você pode encontrar alguns problemas de compatibilidade com outros softwares ou atualizações que requerem uma versão mais recente do .NET Framework.
Etapas para usar o instalador offline
Para usar o instalador offline, siga estas etapas:
Baixe o instalador off-line em e salve-o em um local conveniente em seu computador.
Clique duas vezes no arquivo baixado para executar o instalador. Você pode ver um prompt de Controle de Conta de Usuário solicitando sua permissão. Clique em Sim para continuar.
Siga as instruções na tela para concluir a instalação. Pode ser necessário aceitar os termos da licença e escolher uma pasta de destino.
Aguarde a conclusão da instalação. Você pode ver uma barra de progresso e algumas mensagens indicando o status da instalação.
Reinicie o computador, se solicitado. Isso garantirá que as alterações entrem em vigor.
Verifique se o .NET Framework 3.5 está instalado em seu sistema usando um dos métodos descritos na seção anterior.
Instale o .NET Framework 3.5 sob demanda
A instalação sob demanda é um recurso que permite instalar o .NET Framework 3.5 diretamente do Windows Update sem baixar um pacote separado. Esse recurso está disponível no Windows 10, Windows 8.1 e Windows Server 2012 R2 ou posterior.
Prós e contras de usar a instalação sob demanda
A instalação sob demanda tem algumas vantagens e desvantagens, como:
Você não precisa baixar um arquivo grande ou usar qualquer mídia externa para instalar o .NET Framework 3.5.
Você pode instalar o .NET Framework 3.5 de forma rápida e fácil seguindo algumas etapas simples.
Você pode instalar o .NET Framework 3.5 somente quando precisar dele, economizando espaço em disco e largura de banda.
Você precisa de uma conexão com a Internet para instalar o .NET Framework 3.5 usando este método.
Pode ser necessário habilitar algumas configurações ou recursos em seu sistema para permitir que a instalação sob demanda funcione corretamente.
Você pode encontrar alguns erros ou problemas durante a instalação sob demanda devido a problemas de rede ou conflitos de configuração.
Etapas para usar a instalação sob demanda
Para usar a instalação sob demanda, siga estas etapas:
Verifique se você tem uma conexão com a Internet e se o sistema está atualizado com as atualizações mais recentes do Windows.
Execute o aplicativo que requer .NET Framework 3.5. Você pode ver uma mensagem de erro ou uma caixa de diálogo solicitando a instalação do .NET Framework 3.5, conforme mostrado na seção anterior.
Clique no botão Instalar este recurso ou no link para instalar o .NET Framework 3.5. Você pode ver um prompt de Controle de Conta de Usuário solicitando sua permissão. Clique em Sim para continuar.
Aguarde a conclusão da instalação. Você pode ver uma barra de progresso e algumas mensagens indicando o status da instalação.
Reinicie o computador, se solicitado. Isso garantirá que as alterações entrem em vigor.
Verifique se o .NET Framework 3.5 está instalado em seu sistema usando um dos métodos descritos na seção anterior.
Habilite o .NET Framework 3.5 no Painel de Controle
O método do Painel de Controle é outra maneira de instalar o .NET Framework 3.5 em seu sistema. Esse método permite habilitar ou desabilitar o .NET Framework 3.5 como um recurso do Windows no Painel de controle. Esse recurso está disponível no Windows 10, Windows 8.1, Windows 8 e Windows Server 2012 ou posterior.
Prós e contras de usar o método do Painel de Controle
O método do Painel de Controle possui algumas vantagens e desvantagens, como:
Você pode usá-lo para instalar o .NET Framework 3.5 sem executar nenhum aplicativo que o exija.
Você pode usá-lo para habilitar ou desabilitar o .NET Framework 3.5 conforme necessário, economizando espaço em disco e largura de banda.
Você pode usá-lo para instalar o .NET Framework 3.5 de uma fonte alternativa, como um DVD ou um compartilhamento de rede, se não tiver uma conexão com a Internet.
Pode ser necessário habilitar algumas configurações ou recursos em seu sistema para permitir que o método do Painel de controle funcione corretamente.
Você pode encontrar alguns erros ou problemas durante o método do Painel de controle devido a problemas de rede ou conflitos de configuração.
Etapas para usar o método do Painel de controle
Para usar o método do Painel de controle, siga estas etapas:
Abra o Painel de Controle digitando painel de controle na caixa de diálogo Executar (tecla Windows + R) ou na caixa de pesquisa na barra de tarefas.
Clique em Programas e em Ativar ou desativar recursos do Windows. Você pode ver um prompt de Controle de Conta de Usuário solicitando sua permissão. Clique em Sim para continuar.
Na caixa de diálogo Recursos do Windows, localize e marque a caixa ao lado de .NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 e 3.0). Você também pode marcar ou desmarcar quaisquer sub-recursos que desejar.
Clique em OK para iniciar a instalação. Você pode ver uma barra de progresso e algumas mensagens indicando o status da instalação.
Se você tiver uma conexão com a Internet, o Windows baixará os arquivos necessários do Windows Update. Se você não tiver uma conexão com a Internet ou se quiser usar uma fonte alternativa, clique em Permitir que eu escolha em uma lista de fontes disponíveis neste computador ou Especificar um caminho de fonte alternativo. Em seguida, navegue até o local dos arquivos de origem, como um DVD ou um compartilhamento de rede, e clique em OK.
Reinicie o computador, se solicitado. Isso garantirá que as alterações entrem em vigor.
Verifique se o .NET Framework 3.5 está instalado em seu sistema usando um dos métodos descritos na seção anterior.
Como solucionar problemas de instalação do .NET Framework 3.5
Às vezes, você pode encontrar alguns erros ou problemas durante a instalação do .NET Framework 3.5 usando qualquer um dos métodos descritos acima. Esses erros ou problemas podem impedir que você instale o .NET Framework 3.5 com êxito ou causar alguns problemas com seu sistema ou aplicativos. Nesta seção, discutiremos alguns dos erros comuns de instalação e como corrigi-los.
Erros comuns de instalação e como corrigi-los
Aqui estão alguns dos erros comuns de instalação e como corrigi-los:
Erro 0x800f0906, 0x800f0907 ou 0x800f081f
Esses erros podem ocorrer quando você tenta instalar o .NET Framework 3.5 usando a instalação sob demanda ou o método do Painel de controle. Eles indicam que o Windows não pode se conectar ao Windows Update para baixar os arquivos necessários para o .NET Framework 3.5.
Para corrigir esses erros, você pode tentar uma das seguintes soluções:
Verifique se você tem uma conexão com a Internet e se o Windows Update não está bloqueado por um firewall ou servidor proxy.
Certifique-se de ter espaço em disco suficiente na unidade do sistema (geralmente C:) para baixar e instalar o .NET Framework 3.5.
Certifique-se de ter instalado todas as atualizações mais recentes do Windows antes de instalar o .NET Framework 3.5.
Use o instalador offline em vez da instalação sob demanda ou do método do Painel de controle.
Use o DISM para implantar o .NET Framework 3.5 de uma fonte alternativa, como um DVD ou um compartilhamento de rede. Explicaremos como usar o DISM na próxima seção.
Erro 0x800F0922
Esse erro pode ocorrer quando você tenta instalar o .NET Framework 3.5 usando o método do Painel de controle. Indica que não há espaço livre suficiente na partição do sistema (geralmente C:) para concluir a instalação.
Para corrigir esse erro, você pode tentar uma das seguintes soluções:
Libere algum espaço em disco na partição do sistema excluindo alguns arquivos desnecessários ou movendo-os para outra unidade.
Use o instalador offline em vez do método do Painel de controle.
Use o DISM para implantar o .NET Framework 3.5 de uma fonte alternativa, como um DVD ou um compartilhamento de rede. Explicaremos como usar o DISM na próxima seção.
Outros erros
Se você encontrar qualquer outro erro ou problema durante a instalação do .NET Framework 3.5, tente uma das seguintes soluções:
Execute a ferramenta de reparo do .NET Framework, que pode detectar e corrigir alguns problemas comuns com as instalações do .NET Framework. Você pode baixá-lo de .
Execute a ferramenta Verificador de arquivos do sistema, que pode verificar e reparar alguns arquivos de sistema corrompidos que podem afetar a instalação do .NET Framework 3.5. Você pode executá-lo digitando sfc /scannow no prompt de comando ou no PowerShell.
Execute o Solucionador de problemas do Windows Update, que pode resolver alguns problemas comuns com o Windows Update que podem impedir a instalação do .NET Framework 3.5. Você pode executá-lo digitando solucionar problemas na caixa de diálogo Executar (tecla Windows + R) ou na caixa de pesquisa na barra de tarefas e, em seguida, selecionando Windows Update na lista de solucionadores de problemas.
Entre em contato com o Suporte da Microsoft ou visite os fóruns da Comunidade Microsoft para obter mais ajuda e orientação.
Como usar o DISM para implantar o .NET Framework 3.5
O DISM (Deployment Image Servicing and Management) é uma ferramenta de linha de comando que pode ser usada para atender e preparar imagens do Windows, incluindo aquelas usadas para instalação, recuperação e implantação. Você pode usar o DISM para implantar o .NET Framework 3.5 de uma fonte alternativa, como um DVD ou um compartilhamento de rede, se não tiver uma conexão com a Internet ou se encontrar algum erro ou problema com os outros métodos.
O que é DISM e quando usá-lo?
DISM é uma ferramenta que pode executar várias operações em imagens do Windows, como adicionar, remover ou atualizar recursos, drivers, pacotes ou aplicativos. Você pode usar o DISM para implantar o .NET Framework 3.5 nos seguintes cenários:
Você não tem uma conexão com a Internet ou tem uma conexão lenta ou não confiável.
Você tem uma fonte alternativa de arquivos .NET Framework 3.5, como um DVD ou um compartilhamento de rede.
Você encontra erros ou problemas com a instalação sob demanda ou o método do Painel de controle.
Você deseja automatizar ou personalizar a instalação do .NET Framework 3.5 usando scripts ou comandos.
Etapas para usar o DISM para implantar o .NET Framework 3.5
Para usar o DISM para implantar o .NET Framework 3.5, siga estas etapas:
Abra o prompt de comando ou o PowerShell como administrador digitando cmd ou powershell na caixa de diálogo Executar (tecla Windows + R) ou na caixa de pesquisa na barra de tarefas e, em seguida, clicando com o botão direito do mouse no resultado e selecionando Executar como administrador.
Digite o seguinte comando para habilitar o .NET Framework 3.5 usando a fonte padrão (Windows Update): dism /online /enable-feature /featurename:NetFx3 /All. Se você tiver uma fonte alternativa, como um DVD ou um compartilhamento de rede, especifique o caminho para os arquivos de origem usando o /Fonte opção, por exemplo: dism /online /enable-feature /featurename:NetFx3 /All /Source:D:\sources\sxs ou dism /online /enable-feature /featurename:NetFx3 /All /Source:\server\share\sources\sxs.
Aguarde a conclusão do comando. Você pode ver uma barra de progresso e algumas mensagens indicando o status da operação.
Reinicie o computador, se solicitado. Isso garantirá que as alterações entrem em vigor.
Verifique se o .NET Framework 3.5 está instalado em seu sistema usando um dos métodos descritos na seção anterior.
Conclusão
Neste artigo, aprendemos o que é o .NET Framework 3.5, por que precisamos dele, como verificar se o temos instalado, como baixá-lo e instalá-lo usando vários métodos e como solucionar alguns erros comuns de instalação. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender e usar melhor o .NET Framework 3.5.
Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo ou entre em contato conosco através do nosso site. Gostaríamos muito de ouvir de você e ajudá-lo com quaisquer problemas que possa ter.
Obrigado por ler e codificação feliz!
perguntas frequentes
Aqui estão algumas das perguntas frequentes e suas respostas sobre o .NET Framework 3.5:
P: Posso instalar o .NET Framework 3.5 no Windows 7 ou versões anteriores?
R: Sim, você pode instalar o .NET Framework 3.5 no Windows 7 ou versões anteriores usando o instalador offline ou o instalador da web. No entanto, você não pode usar a instalação sob demanda ou o método do Painel de controle, pois esses recursos não estão disponíveis nessas versões do Windows.
P: Posso instalar o .NET Framework 3.5 no Windows 11?
R: Sim, você pode instalar o .NET Framework 3.5 no Windows 11 usando qualquer um dos métodos descritos neste artigo. No entanto, pode ser necessário ativar algumas configurações ou recursos em seu sistema para permitir a instalação do .NET Framework 3.5, como o modo de desenvolvedor ou o Windows Sandbox.
P: Preciso instalar o .NET Framework 3.5 se tiver uma versão mais recente do .NET Framework instalada?
R: Depende do aplicativo que você deseja executar. Alguns aplicativos podem exigir o .NET Framework 3.5 especificamente, enquanto outros podem funcionar com versões mais recentes do .NET Framework. Você pode verificar os requisitos do aplicativo visitando o site ou entrando em contato com o desenvolvedor.
P: Como posso desinstalar o .NET Framework 3.5 do meu sistema?
R: Você pode desinstalar o .NET Framework 3.5 de seu sistema usando um dos seguintes métodos:
Se você instalou o .NET Framework 3.5 usando o instalador offline ou o instalador da Web, pode desinstalá-lo na seção Programas e recursos do Painel de controle. Basta localizar e selecionar Microsoft .NET Framework 3.5 SP1 e clicar em Desinstalar.
Se você instalou o .NET Framework 3.5 usando a instalação sob demanda ou o método do Painel de controle, poderá desativá-lo na seção Recursos do Windows do Painel de controle. Basta localizar e desmarcar a caixa ao lado de .NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 e 3.0) e clicar em OK.
Se você instalou o .NET Framework 3.5 usando o DISM, pode desativá-lo usando o seguinte comando no prompt de comando ou no PowerShell como administrador: dism /online /disable-feature /featurename:NetFx3.
P: Onde posso encontrar mais informações sobre o .NET Framework 3.5?
A documentação oficial do .NET Framework 3.5 no Microsoft Docs: .
O blog oficial do .NET Framework no Microsoft DevBlogs: .
A página de suporte oficial do .NET Framework no suporte da Microsoft: .
O fórum oficial do .NET Framework em perguntas e respostas da Microsoft: .
A comunidade oficial do .NET Framework no Stack Overflow: .
0517a86e26
Comentários